A importância do Laboratório Educacional de Informática - LEI no ambiente escolar.

O Laboratório Educacional de Informática - LEI, é um ambiente de apoio pedagógico de crucial importância para as instituições de ensino, pois nele podem ser promovidas ações que estejam ligadas diretamente às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, ou TDIC's.
É sabido que o uso das tecnologias digitais nos ambientes escolares tem o papel de fomentar o desenvolvimento cognitivo dos discentes, pois estão ligadas diretamente à autonomia com que os alunos trabalham com as diferentes habilidades para operá-las.
Muitas pesquisas recentes têm mostrado a importância desse espaço de suporte pedagógico. Nele, há possibilidades diversas de conectar alunos com o mundo que já foi tão distante, mas que com o advento da internet já não é mais tão grande assim.
Uma pesquisa recente coordenada pelo movimento Todos Pela Educação, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Itaú BBA e Samsung, mostra os desafios que educadores enfrentam e o que pensam os professores da rede pública de ensino de todo o Brasil em relação ao uso de tecnologia digital em sala de aula.
Os dados mostram que mais da metade (55%) dos professores da rede pública brasileira utilizam tecnologia digital regularmente em sala de aula, e que os aspectos limitadores mais frequentes para o uso de recursos tecnológicos são a falta de infraestrutura – como poucos equipamentos (66%) e velocidade insuficiente da internet (64%) – e a falta de formação adequada – 62% nunca fizeram cursos gerais de informática ou de tecnologias digitais em Educação.
Mas mesmo que já se tenha notado que usar a tecnologia já seja algo indispensável para a prática docente, muitos professores ainda encontram resistência, pois alguns não conseguem lidar com toda a "parafernália" disponível. Outros se limitam ao uso do data-show. Porém, usar a tecnologia vai muito além disso. O grande desafio é conectar a aula com uma ferramenta lúdica que envolva os alunos com o conteúdo ministrado.
No caso do LEI da Escola Pe. Rodolfo, o grande desafio é a estrutura ofertada pelo espaço. O ambiente não é adequado para receber uma turma inteira e disponibiliza poucos computadores em funcionamento. Outro grande desafio é a internet. Não há uma oferta adequada que atenda às necessidades do espaço o que acaba limitando algumas atividades on-line.
Mesmo assim, tem se buscado muitos projetos e parcerias com os professores para que estes estejam constantemente utilizando o espaço, pois afinal, ele é também uma sala de aula.



Comentários